Ganhe R$10 OFF em sua primeira compra. USE O CUPOM:
  • Allegra D 24 horas 180 + 240mg, caixa com 5 comprimidos revestidos
Allegra D 24 horas 180 + 240mg, caixa com 5 comprimidos revestidos
Sanofi

Allegra D 24 horas 180 + 240mg, caixa com 5 comprimidos revestidos

Cód: 1027413 0 avaliações
18% off

Produto Indisponível


Calcule a entrega:
Acessibilidade
Allegra D 24 horas, para o que é indicado e para o que serve?

Este medicamento é destinado ao alívio dos sintomas associados à rinite alérgica sazonal em adultos e crianças maiores de 12 anos de idade. Os sintomas tratados efetivamente incluem espirros, rinorreia (corrimento nasal), prurido (coceira) no nariz/palato e/ou garganta, prurido (coceira)/lacrimejamento/hiperemia ocular (aumento da quantidade de sangue circulante nos olhos) e congestão nasal. Allegra D 24 horas está ainda indicado para o alívio temporário da congestão nasal (entupimento do nariz) decorrente do resfriado comum em pacientes com rinite alérgica.

Como o Allegra D 24 horas funciona?

Allegra D 24 horas comprimidos de liberação prolongada para uso oral contém 180 mg de cloridrato de fexofenadina para liberação imediata e 240 mg de cloridrato de pseudoefedrina para liberação prolongada. O cloridrato de fexofenadina é um anti-histamínico (classe de medicamentos usados no alívio dos sintomas das manifestações alérgicas). O cloridrato de pseudoefedrina exerce ação descongestionante sobre a mucosa nasal. O cloridrato de pseudoefedrina é reconhecido como um agente efetivo para o alívio da congestão nasal devido à rinite alérgica.

Quais as contraindicações do Allegra D 24 horas?

Allegra D 24 horas é contraindicado no caso de você apresentar hipersensibilidade (alergia ou intolerância) conhecida a fexofenadina, pseudoefedrina ou a qualquer componente da fórmula.

Pela presença da pseudoefedrina, Allegra D24 horas não deve ser utilizado caso você apresente glaucoma de ângulo-fechado (aumento da pressão intraocular) ou retenção urinária (incapacidade da bexiga de esvaziar-se, parcial ou completamente) e se você estiver recebendo terapia de inibição da monoamino oxidase (MAO) (classe de medicamentos utilizados para tratar a depressão) ou no período de catorze (14) dias da suspensão de tal tratamento. É também contraindicado caso você tenha hipertensão severa (pressão arterial elevada), ou doença coronariana severa (doença que atinge as artérias do coração, as coronárias) e naqueles que apresentam idiossincrasia (estado de hipersensibilidade anormal) a seus componentes, para agentes adrenérgicos (aqueles que estimulam a atividade dos receptores adrenérgicos) ou outro fármaco com estrutura química semelhante. As manifestações dos pacientes idiossincráticos para agentes adrenérgicos incluem: insônia, tontura, fraqueza, tremor ou arritmias (alteração da frequência ou do ritmo dos batimentos cardíacos).

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.

Como usar o Allegra D 24 horas?

Tomar os comprimidos com líquido, por via oral, inteiros e sem partir.

Evitar a administração de Allegra D 24 horas junto com alimentos ricos em gordura.

Uso em adultos e crianças maiores de 12 anos

Um comprimido por dia administrado antes de uma refeição. Não há estudos dos efeitos de Allegra D 24 HORAS administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via oral, conforme recomendado pelo médico.

Populações especiais

Allegra D 24 horas não é recomendado em pacientes com insuficiência dos rins.

A segurança e eficácia de Allegra D 24 horas em crianças abaixo de 12 anos de idade não está estabelecida. Além do mais, as doses dos componentes individuais de Allegra D 24 horas ultrapassam as doses individuais recomendadas para crianças abaixo de 12 anos de idade.

Allegra D 24 horas não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos de idade.

Não é necessário ajuste de doses em pacientes com redução da função do fígado e em pacientes idosos.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Allegra D 24 horas?

Caso esqueça de administrar uma dose, administre-a assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico.

Quais cuidados devo ter ao usar o Allegra D 24 horas?

O cloridrato de pseudoefedrina deve ser utilizado com cautela caso você apresente pressão alta, Diabetes mellitus, doença cardíaca isquêmica (doença no coração que deixa de receber, ou recebe pequena quantidade de sangue), pressão intraocular elevada, hipertireoidismo (aumento dos hormônios da tireoide), insuficiência dos rins ou hipertrofia prostática (aumento da próstata) e hiper-reatividade (reação exagerada) à efedrina.

Allegra D 24 horas comprimidos geralmente deve ser evitado caso você apresente insuficiência dos rins.

Não exceder a dose recomendada. Se ocorrer nervosismo, tontura ou insônia, descontinuar o uso e procurar o médico. Você será aconselhado a não fazer uso ao mesmo tempo dos comprimidos de Allegra D 24 horas com outros antihistamínicos e descongestionantes.

Gravidez e amamentação

Não existem estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. Allegra D 24 horas pode ser utilizado durante a gravidez somente se o benefício potencial justificar o risco potencial para o feto.

Não é conhecido se a fexofenadina é excretada no leite materno. Pelo fato de muitos medicamentos serem excretados no leite materno, deve-se ter cautela quando o cloridrato de fexofenadina é administrado a mulheres que estejam amamentando. O cloridrato de pseudoefedrina administrado isoladamente se distribui no leite materno de mulheres amamentando. Uma decisão deve ser feita sobre descontinuar a amamentação ou descontinuar o medicamento, levando em consideração a importância do medicamento para a mãe. Deve-se ter cautela quando Allegra D 24 horas é administrado a mulheres que estejam amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.

Este medicamento pode causar doping.

Advertência do Allegra D 24h


O cloridrato de pseudoefedrina pode produzir estimulação do sistema nervoso central com convulsões ou colapso cardiovascular (ataque do coração) acompanhada de pressão baixa.

Quais as reações adversas e os efeitos colaterais do Allegra D 24 horas?
  • Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento);
  • Reação muito rara (ocorre em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento).

Nos estudos clínicos farmacocinéticos (para estudar o percurso do medicamento no organismo), os indivíduos recebendo Allegra D 24 horas reportaram eventos adversos similares aos eventos adversos reportados nos estudos clínicos placebo-controlados para a fexofenadina e similares aos efeitos atribuídos ao cloridrato de pseudoefedrina.

Cloridrato de fexofenadina

Nos estudos clínicos placebo-controlados os eventos adversos foram comparáveis nos pacientes tratados com placebo e cloridrato de fexofenadina.

Os eventos adversos mais frequentes relatados com a fexofenadina em adultos incluem:

  • > 3%: dor de cabeça (7,3 %);
  • 1 – 3%: sonolência (2,3%), tontura (1,5%) e náuseas (1,5 %).

Os eventos que foram relatados durante os estudos, com uma incidência menor do que 1%, similares ao placebo (substância sem efeito medicinal) e raramente relatados com cloridrato de fexofenadina após a comercialização do medicamento incluem: fadiga, insônia, nervosismo, distúrbios do sono ou pesadelos. Em casos raros foi relatado rash (erupções cutâneas), urticária (erupção na pele, geralmente de origem alérgica, que causa coceira), prurido (coceira) e reações de hipersensibilidade (alergia ou intolerância) com manifestações como angioedema (inchaço em região subcutânea ou em mucosas, geralmente de origem alérgica), opressão no tórax (aperto no peito), dispneia (dificuldade respiratória), rubor (vermelhidão) e anafilaxia sistêmica (reação de hipersensibilidade, conhecida popularmente como alergia).

Cloridrato de pseudoefedrina

O cloridrato de pseudoefedrina pode causar estimulação branda no Sistema Nervoso Central em pacientes hipersensíveis.

Podem ocorrer nervosismo, excitabilidade, inquietação, vertigem (tontura), fraqueza, insônia, anorexia (perda ou redução do apetite com redução acentuada do peso), náusea ou boca seca. Foram relatados dor de cabeça, sonolência, taquicardia (aceleração do ritmo cardíaco), palpitação (o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal), vasoconstrição, pressão alta, arritmia cardíaca (descompasso dos batimentos do coração), colite isquêmica (inflamação causada por Interferência no fluxo sanguíneo para o intestino) e pustulose exantemática generalizada aguda (pequenas saliências generalizadas na pele que se enchem de líquido ou pús geralmente associada a febre) – PEGA. Outros efeitos adversos associados às drogas simpatomiméticas (classe de medicamentos a qual pertence o cloridrato de pseudoefedrina): temor, ansiedade, tensão, tremor, alucinações, convulsão, apreensão, palidez, dificuldade respiratória, dificuldade em urinar, retenção urinária e colapso cardiovascular (ataque do coração).

Sintomas maníacos, como insônia, alto-astral ou instabilidade emocional, autoestima elevada, agitação ou inquietação, pensamentos acelerados, fala rápida, e distração foram relatados.

Atenção: este produto é um medicamento que possui nova concentração no país e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico.

População Especial

Crianças

A segurança e eficácia de Allegra D 24 horas em crianças abaixo de 12 anos de idade não está estabelecida. Além do mais, as doses individuais dos componentes de Allegra D 24 horas ultrapassam as doses individuais recomendadas para crianças abaixo de 12 anos de idade.

Allegra D 24 horas não é recomendado para crianças abaixo de 12 anos de idade.

Idosos

Em uma experiência clínica relatada não identificou diferenças nas respostas entre pacientes idosos e jovens, embora os idosos tenham maior probabilidade de apresentar reações adversas a aminas simpatomiméticas.

O componente pseudoefedrina de Allegra D 24 horas é conhecido por ser excretado substancialmente pelos rins, e o risco de reações tóxicas para este medicamento pode ser aumentado em pacientes com as funções renais prejudicadas.

Insuficiência hepática (redução da função do fígado)

Não é necessário ajuste de doses em pacientes com redução da função do fígado.

Insuficiência renal (redução da função dos rins)

Como Allegra D 24H é um medicamento de dose única diária em dose fixa que não pode ser dividida e a insuficiência renal aumenta a biodisponibilidade (medida usada para que o medicamento seja absorvido e chegue ao sangue ou ao local de sua ação) e prolonga a meia-vida (medida usada para indicar a eliminação) de cloridrato de fexofenadina e cloridrato de pseudoefedrina, Allegra D 24H deve ser evitado em pacientes com insuficiência renal. (redução da função dos rins).

Outros grupos de risco

Allegra D 24 horas não deve ser utilizado por pacientes que são hipersensíveis a qualquer componente da formulação. Devido ao componente pseudoefedrina, Allegra D 24 horas não deve ser utilizado por pacientes com glaucoma de ângulo-fechado, retenção urinária ou por pacientes recebendo inibidor da monoamino oxidase (MAO) ou no período de 14 dias da suspensão do uso do inibidor da MAO. Não deve ser utilizado também por pacientes com hipertensão severa ou doença coronariana severa.

Apresentações do Allegra D 24 horas

Comprimidos revestidos de liberação prolongada

Embalagem com 5.

Uso oral. 

Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.

Qual a composição do Allegra D 24 horas?

:Cada comprimido revestido de liberação prolongada contém

Cloridrato de fexofenadina

180 mg*

Cloridrato de pseudoefedrina

240 mg**

*Equivalente a 167,8 mg de fexofenadina.
**Equivalente a 196,6 mg de pseudoefedrina.

Excipientes: celulose microcristalina, cloreto de sódio, macrogol 4000, macrogol 400, povidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, acetato de celulose, talco, copovidona, dióxido de titânio, corante laca alumínio azul brilhante, hipromelose, croscarmelose sódica, triacetina/triacetato de glicerol, água purificada, óxido de ferro preto, álcool isopropílico e propilenoglicol.

Superdose: o que acontece se tomar uma dose do Allegra D 24 horas maior do que a recomendada?

Fexofenadina

A maior parte dos relatos de superdose com cloridrato de fexofenadina possui informações limitadas. Porém foram relatadas vertigem, sonolência e boca seca.

Pseudoefedrina

Em doses elevadas, os simpatomiméticos (classe da pseudoefedrina) podem causar tontura, dor de cabeça, náusea, vômito, transpiração, sede, taquicardia, dor precordial (dor no peito), palpitações, hipertensão, dificuldade na micção (dificuldade em urinar), fraqueza e tensão musculares, ansiedade, inquietação e insônia. Muitos pacientes podem apresentar psicose tóxica (alteração neurológica causada pela superdose do medicamento) com ilusões e alucinações. Alguns podem desenvolver arritmias cardíacas, colapso circulatório, convulsões, coma e falência respiratória.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Interação medicamentosa: quais os efeitos de tomar Allegra D 24 horas com outros remédios?

A administração do cloridrato de fexofenadina com cetoconazol e eritromicina levou ao aumento dos níveis da fexofenadina no sangue.

Devido ao componente pseudoefedrina, Allegra D 24 horas é contraindicado se você estiver tomando inibidor da monoamino oxidase (MAO) e por 14 dias após a suspensão do uso de um inibidor da MAO.

O uso concomitante com medicamentos que diminuem a pressão arterial e que interferem com a atividade simpática (por exemplo, metildopa, mecamilamina e reserpina) podem reduzir seus efeitos anti-hipertensivos. Pode ocorrer aumento da atividade ectópica do marca-passo quando a pseudoefedrina é usada concomitantemente com digitálicos.

Deve-se ter cautela na administração concomitante de Allegra D 24 horas com outras aminas simpatomiméticas por causa dos efeitos combinados no sistema cardiovascular (do coração) serem prejudiciais ao paciente.

Informe ao seu médico se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para sua saúde.

Qual a ação da substância do Allegra D 24 horas (Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina)?

Resultados de Eficácia


Cloridrato de Fexofenadina 60 mg + Cloridrato de Pseudoefedrina 120mg

Estudo multicêntrico, duplo-cego, grupos paralelos, com 651 pacientes com rinite alérgica foram randomizados para receber fexofenadina 60 mg 2 vezes ao dia, pseudoefedrina 120 mg de liberação controlada 2 vezes ao dia ou a combinação de fexofenadina 60 mg + pseudoefedrina 120 mg 2 vezes ao dia por 2 semanas. A combinação Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina mostrou-se eficaz e com resultados superiores ao dos medicamentos separados. (Sussman GL et al, 1999).

Estudo de dose única, duplo-cego, contra placebo, avaliou a melhora do quadro de rinite em 258 pacientes que receberam fexofenadina 60 mg + pseudoefedrina de liberação controlada 120 mg ou placebo. A associação Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina mostrou ser eficaz em relação ao placebo e com início de ação em 45 minutos. (Berkowitz RB et al. 2002).

Referências Bibliográficas

1. Sussman GL et al.The efficacy and safety of fexofenadine HCl and pseudoephedrine, alone and in combination, in seasonal allergic rhinitis. J Allergy Clin Immunol. 1999 Jul;104(1):100-6.
2. Berkowitz RB et al. Onset of action, efficacy, and safety of fexofenadine 60 mg/pseudoephedrine 120 mg versus placebo in the Atlanta allergen exposure unit. Ann Allergy Asthma Immunol. 2002 Jul;89(1):38-45.

Cloridrato de Fexofenadina 180 mg + Cloridrato de Pseudoefedrina 240mg

Não foram conduzidos estudos clínicos de eficácia e segurança com Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina comprimidos de liberação prolongada. A efetividade de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina para o tratamento de rinite alérgica sazonal está baseada em uma extrapolação da eficácia demonstrada com Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina 180 mg e às propriedades descongestionantes nasais do Cloridrato de Pseudoefedrina.

Em um estudo clínico multicêntrico, randomizado, duplo-cego com duração de 2 semanas em indivíduos de 12 a 65 anos com rinite alérgica sazonal (n = 821), o Cloridrato de Fexofenadina 180 mg uma vez ao dia reduziu significantemente o escore total dos sintomas quando comparado ao placebo (a soma dos escores individuais para espirro, rinorreia, coceira no nariz/palato/garganta, prurido/lacrimejamento/hiperemia ocular). Embora o número de indivíduos em alguns dos subgrupos fora pequeno, não existiram diferenças significantes no efeito do Cloridrato de Fexofenadina através dos subgrupos dos indivíduos definidos por sexo, idade e raça (Howarth PH, 1999).

Estudo multicêntrico, duplo-cego, grupos paralelos, com 651 pacientes com rinite alérgica foram randomizados para receber fexofenadina 60mg 2 vezes ao dia, pseudoefedrina 120mg de liberação controlada 2 vezes ao dia ou a combinação de fexofenadina 60mg + pseudoefedrina 120mg 2 vezes ao dia por 2 semanas. A combinação fexofenadina + pseudoefedrina mostrou-se eficaz e com resultados superiores ao dos medicamentos separados (Sussman GL et al, 1999).

Estudo de dose única, duplo-cego, contra placebo, avaliou a melhora do quadro de rinite em 258 pacientes que receberam fexofenadina 60mg + pseudoefedrina de liberação controlada 120mg ou placebo. A associação fexofenadina + pseudoefedrina mostrou ser eficaz em relação ao placebo e com início de ação em 45 minutos (Berkowitz RB et al. 2002).

Estudo aberto, com 70 indivíduos saudáveis entre 18 e 44 anos, randomizado e cruzado avaliou a bioequivalência da associação fexofenadina 180mg/ pseudoefedrina 240mg (formulação de liberação prolongada - 24 horas) com as formulações separadas administradas concomitantemente. Os parâmetros farmacocinéticos demonstraram que tanto na administração de uma dose única, como na administração contínua, atingindo o estado de equilíbrio, os resultados foram equivalentes na formulação de liberação prolongada da fexofenadina 180mg e pseudoefedrina 240mg em relação à administração das drogas em apresentações isoladas, porém administradas concomitantemente. Além disso, a apresentação de 24 horas demonstrou ser segura e bem tolerada na população estudada (Howard DR, et al. 2005).

Referências Bibliográficas

Howarth, PH et al. Double-blind, placebo-controlled study comparing the efficacy and safety of fexofenadine hydrochloride (120 and 180 mg once daily) and cetirizine in seasonal allergic rhinitis. J Allergy Clin Immunol. 1999 Nov;104(5):927-33.
Sussman GL, et al. The efficacy and safety of fexofenadine HCl and pseudoephedrine, alone and in combination, in seasonal allergic rhinitis. J Allergy Clin Immunol 1999 Jul;104(1):100-6.
Berkowitz RB, et al. Onset of action, efficacy, and safety of fexofenadine 60mg/pseudoephedrine 120 mg versus placebo in the Atlanta allergen exposure unit. Ann Allergy Asthma Immunol 2002 Jul;89(1):38-45.
Howard, DR et al. Single-dose and steady-state bioequivalence of fexofenadine and pseudoephedrine combination tablets compared with individual formulations in healthy adults. Curr Med Res Opin. 2005;21 (5): 769-775.

Características Farmacológicas


Cloridrato de Fexofenadina 60 mg + Cloridrato de Pseudoefedrina 120mg

Farmacodinâmica

Cloridrato de Fexofenadina/Cloridrato de Pseudoefedrina

A administração do comprimido de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina (n = 213), por aproximadamente 2 semanas em pacientes com rinite alérgica sazonal não demonstrou aumento estatisticamente significativo no intervalo QTc médio, quando comparado com Cloridrato de Fexofenadina administrado em monoterapia (60 mg duas vezes ao dia, n=215), ou quando comparado com o Cloridrato de Pseudoefedrina (120 mg duas vezes ao dia, n=215), administrado em monoterapia.

Fexofenadina

O Cloridrato de Fexofenadina é um anti-histamínico com atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos. A fexofenadina inibiu o broncospasmo induzido por antígenos em cobaias sensibilizadas e inibiu a liberação da histamina dos mastócitos peritoneais em ratos. Em animais de laboratório, não foram observados efeitos anticolinérgicos ou bloqueio dos receptores alfa1 adrenérgicos. Além disso, não foram observados efeitos sedativos ou outros efeitos no sistema nervoso central. Estudos de distribuição tecidual realizados com o Cloridrato de Fexofenadina radiomarcado em ratos demonstraram que a fexofenadina não atravessa a barreira hematoencefálica.

O Cloridrato de Fexofenadina inibiu a formação de pápula e o eritema provocados por injeção de histamina. Após dose única e doses de duas vezes ao dia de Cloridrato de Fexofenadina demonstrou-se que a droga apresenta efeito anti-histamínico, iniciando-se dentro de 1 hora e alcançando seu efeito máximo dentro de 2 a 3 horas, prolongando-se por 12 horas no mínimo. Foi alcançada mais de 80% de inibição máxima nas áreas de formação de pápula e eritema.

Em pacientes com rinite alérgica, que ingeriram doses de até 240 mg de Cloridrato de Fexofenadina, duas vezes ao dia, durante 2 semanas, não foram observadas diferenças significativas no intervalo QTc, quando comparado com placebo. Também não foram observadas alterações no intervalo QTc em pacientes sadios que ingeriram até 400 mg de Cloridrato de Fexofenadina, duas vezes ao dia, durante 6,5 dias e 240 mg, uma vez ao dia durante 1 ano, quando comparado ao placebo. A fexofenadina, em concentrações 32 vezes maiores do que a concentração terapêutica no homem, não teve nenhum efeito sobre o canal retificador retardado de K+ em coração humano “clonado”.

Pseudoefedrina

A pseudoefedrina é uma amina simpatomimética eficaz por via oral como descongestionante da mucosa nasal, com alívio da congestão nasal associada à rinite alérgica. A pseudoefedrina produz efeitos periféricos similares àqueles da efedrina e similares também aos efeitos centrais, porém, em menor intensidade do que as anfetaminas. A pseudoefedrina apresenta potencial para efeitos colaterais excitatórios. Nas doses orais recomendadas, apresenta pouco ou nenhum efeito pressórico em adultos normotensos.

Farmacocinética

Cloridrato de Fexofenadina/Cloridrato de Pseudoefedrina

As farmacocinéticas do Cloridrato de Fexofenadina e do cloridrato de pseudofedrina não são alteradas quando ambos os agentes são administrados concomitantemente. O Cloridrato de Fexofenadina foi rapidamente absorvido após administração de doses múltiplas de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina em voluntários sadios com um pico médio de concentração plasmática de fexofenadina ocorrendo em 2,1 horas pós-dose. No mesmo estudo, o Cloridrato de Pseudoefedrina, teve um pico médio de concentração plasmática de pseudoefedrina em 4,8 horas pós-dose.

O Cloridrato de Fexofenadina foi rapidamente absorvido após administração de dose única de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina em voluntários sadios com um pico médio de concentração plasmática de fexofenadina ocorrendo em 2,1 horas pós-dose. No mesmo estudo, o Cloridrato de Pseudoefedrina, teve um pico médio de concentração plasmática de pseudoefedrina em 5,2 horas pós-dose.

A administração concomitante de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina com refeição rica em gordura diminuiu a biodisponibilidade da fexofenadina; a absorção da pseudoefedrina não foi afetada. É recomendável evitar a administração de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina com alimentos.

Fexofenadina

A fexofenadina possui ligação proteica de aproximadamente 60 a 70%. O metabolismo da fexofenadina é insignificante. Após administração de dose única de 60 mg de Cloridrato de Fexofenadina, 80% do total da dose foi recuperada nas fezes e 11% na urina. Após doses múltiplas, a fexofenadina apresentou meia-vida de eliminação terminal média de 11 a 16 horas. Supõe-se que a principal via de eliminação seja a excreção biliar, enquanto até 10% da dose ingerida é excretada de forma inalterada pela urina.

A farmacocinética de doses únicas e múltiplas do Cloridrato de Fexofenadina é linear em doses de 20 mg a 120 mg. Uma dose de 240 mg duas vezes ao dia, causou aumento um pouco maior do que o proporcional (8,8%) na área sob a curva, no estado de equilíbrio.

Pseudoefedrina

A meia-vida plasmática da pseudoefedrina é de aproximadamente 4 a 8 horas. A meia-vida de eliminação pode ser diminuída em pH urinário < 6 e pode ser aumentada em pH > 8. Cerca de 43% a 96% da dose administrada é excretada de forma inalterada na urina; o restante é aparentemente metabolizado no fígado.

Dados de segurança pré-clínica

Não há estudos avaliando o potencial carcinogênico ou mutagênico de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina. O potencial carcinogênico do Cloridrato de Fexofenadina foi avaliado utilizando-se estudos com terfenadina com o suporte de estudos farmacocinéticos demonstrando adequada exposição do Cloridrato de Fexofenadina (através de valores plasmáticos de concentração da área sob a curva - AUC). Não foi observada evidência de carcinogenicidade em ratos e camundongos com terfenadina (até 150 mg/ Kg), resultando em exposição plasmática da fexofenadina por até 4 vezes o valor terapêutico em humanos (baseado em 60 mg de Cloridrato de Fexofenadina, duas vezes ao dia).

A fexofenadina demonstrou ser não-mutagênica em vários testes de mutagenicidade "in vitro" e "in vivo". Não foi observado nenhum sinal clínico de toxicidade e nenhum efeito no peso corpóreo ou no consumo de alimentos utilizando-se Cloridrato de Fexofenadina em doses orais de 2.000 mg/Kg nos estudos de toxicidade aguda realizados em diversas espécies animais. Não foram observados efeitos relevantes relacionados ao tratamento em roedores após necrópsia. Cães toleraram 450 mg/Kg, administrados duas vezes ao dia, durante 6 meses e não demonstraram nenhuma toxicidade além de êmese ocasional.

Cloridrato de Fexofenadina 180 mg + Cloridrato de Pseudoefedrina 240mg

Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina comprimidos de liberação prolongada para uso oral contém 180 mg de Cloridrato de Fexofenadina para liberação imediata e 240 mg de Cloridrato de Pseudoefedrina para liberação prolongada.

Mecanismo de ação

O Cloridrato de Fexofenadina, principal metabólito ativo da terfenadina, é um anti-histamínico com atividade antagonista seletiva dos receptores H1 periféricos. O Cloridrato de Fexofenadina inibiu o broncospasmo induzido por antígenos em cobaias sensibilizadas e inibiu a liberação da histamina dos mastócitos peritoniais em ratos. Em animais de laboratório, não foram observados efeitos anticolinérgicos ou bloqueio dos receptores alpha1-adrenérgicos. Além disso, não foram observados efeitos sedativos ou outros no sistema nervoso central. Estudos de distribuição tecidual realizados com o Cloridrato de Fexofenadina radiomarcado em ratos demonstraram que a fexofenadina não atravessa a barreira hematoencefálica.

O Cloridrato de Pseudoefedrina é uma amina simpatomimética oral que exerce ação descongestionante sobre a mucosa nasal. O Cloridrato de Pseudoefedrina é reconhecido como um agente efetivo para o alívio da congestão nasal devido à rinite alérgica. A pseudoefedrina produz efeitos periféricos similares àqueles da efedrina e similares também aos efeitos centrais, porém, em menor intensidade do que as anfetaminas possuem efeitos colaterais potenciais excitatórios.

Propriedades farmacodinâmicas

Pápula e eritema

O Cloridrato de Fexofenadina em dose única ou 2 vezes ao dia com 20 mg e 40 mg inibiu a formação de pápula e o eritema provocados por injeção de histamina na pele demonstrando que a droga apresenta efeito antihistamínico, iniciando-se dentro de 1 hora e alcançando seu efeito máximo dentro de 2 a 3 horas, prolongando-se por 12 horas. Não existem evidências de tolerância para estes efeitos após 28 dias de tratamento.

Efeitos no intervalo QTc

Em cães (30 mg/kg/oral duas vezes ao dia) e coelhos (10 mg/kg/intravenoso superior a 1 hora) o Cloridrato de Fexofenadina não prolongou o intervalo QTc em concentrações plasmáticas 7 a 15 vezes maiores, respectivamente às concentrações plasmáticas terapêuticas em homens (baseado em uma dose única diária de 180 mg de Cloridrato de Fexofenadina). Não foi observado efeito no fluxo dos canais de cálcio, retardo no fluxo dos canais de K+, ou duração do potencial de ação em miócitos de cobaias, fluxo de Na+ em miócitos de ratos recém-nascidos, ou no canal retificador retardado de K+ clonado de coração humano em concentrações acima de 1 x 10-5 M para fexofenadina. Esta concentração foi pelo menos 8 vezes a concentração terapêutica plasmática em homens (baseado em uma dose única diária de Cloridrato de Fexofenadina).

Não foi observado aumento estatisticamente significativo na média do intervalo QTc comparado ao placebo em 714 indivíduos com rinite alérgica sazonal que receberam cápsulas de Cloridrato de Fexofenadina em doses de 60 mg a 240 mg duas vezes ao dia por 2 semanas ou em 40 voluntários sadios que receberam Cloridrato de Fexofenadina em uma solução oral em doses superiores a 400 mg duas vezes ao dia por 6 dias.

Um estudo de 1 ano desenhado para avaliar a segurança e a tolerabilidade de 240 mg de Cloridrato de Fexofenadina em indivíduos sadios (n = 240) comparado ao placebo (n = 237), não demonstrou um aumento estatisticamente significativo na média do intervalo QTc para o grupo tratado com Cloridrato de Fexofenadina quando avaliado pré-tratamento e após 1, 2, 3, 6, 9 e 12 meses de tratamento.

A administração de 60 mg de Cloridrato de Fexofenadina/120 mg de Cloridrato de Pseudoefedrina em comprimido combinado por aproximadamente 2 semanas a 213 indivíduos com rinite alérgica sazonal não demonstrou aumento estatisticamente significativo na média do intervalo QTc comparado ao Cloridrato de Fexofenadina administrado isoladamente (60 mg duas vezes ao dia, n = 215), ou comparado ao Cloridrato de Pseudoefedrina (120 mg duas vezes ao dia, n = 215) administrado isoladamente.

Propriedades farmacocinéticas

A farmacocinética do Cloridrato de Fexofenadina em indivíduos com rinite alérgica sazonal foi semelhante à farmacocinética para voluntários sadios.

Absorção

As farmacocinéticas do Cloridrato de Fexofenadina e do Cloridrato de Pseudoefedrina não são alteradas quando ambos são coadministrados. O Cloridrato de Fexofenadina foi rapidamente absorvido após doses únicas e múltiplas de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de FexofenadinaH à voluntários sadios, com um pico de concentração plasmática ocorrendo 1,8 – 2 h após a dose. O Cloridrato de Pseudoefedrina, no mesmo estudo, atingiu o pico de concentração plasmática 12h após a dose. As concentrações de pseudoefedrina no final do intervalo da dosagem em estado de equilíbrio foram equivalentes às observadas para um comprimido comparador de Cloridrato de Pseudoefedrina 240 mg. A coadministração de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de FexofenadinaH com uma refeição com alto teor de gordura diminuiu a biodisponibilidade da fexofenadina; já a absorção da pseudoefedrina não foi afetada.

A administração de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina com refeição deve ser evitada.

Distribuição

A ligação do Cloridrato de Fexofenadina às proteínas plasmáticas é de 60% a 70%, principalmente para albumina e α1- glicoproteína ácida. A ligação protéica da pseudoefedrina em humanos não é conhecida. O Cloridrato de Pseudoefedrina é amplamente distribuído em sítios extravasculares (volume de distribuição aparente entre 2,6 e 3,5 L/kg).

Metabolismo

Aproximadamente 5% do total da dose oral do Cloridrato de Fexofenadina e menos que 1% do total da dose oral do Cloridrato de Pseudoefedrina são eliminadas através de metabolismo hepático.

Eliminação

A meia-vida de eliminação terminal da fexofenadina foi de 14,6 horas após administração dos comprimidos de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina em voluntários normais, o que é compatível com observações para administração separada.

Estudos de comparação de massa humana documentou uma recuperação de aproximadamente 80% e 11% da dose de [14C]-Cloridrato de Fexofenadina nas fezes e urina, respectivamente. A meia-vida terminal média da pseudoefedrina foi de 7 horas após administração de dose única de comprimidos de Cloridrato de Pseudoefedrina + Cloridrato de Fexofenadina. Estudos demonstraram que a eliminação da pseudoefedrina é dependente do pH urinário. A meia-vida de eliminação é reduzida em pH urinário abaixo de 6 e pode ser aumentado em pH urinário superior a 8.

Populações especiais

A farmacocinética em populações especiais (insuficiência renal, insuficiência hepática, idosos), obtidos após uma dose única de 80 mg de Cloridrato de Fexofenadina, foi comparada a voluntários normais em um estudo separado com desenho semelhante.

Efeitos em idosos

Em indivíduos idosos (> 65 anos), os níveis do pico plasmático da fexofenadina foram 99% maiores que aos observados em indivíduos jovens (< 65 anos). As meias-vidas médias de eliminação foram semelhantes às observadas em indivíduos jovens.

Insuficiência renal

Em indivíduos com insuficiência renal leve (clearance de creatinina 41-80 mL/min) a severa (clearance de creatinina 11-40 mL/min), os níveis do pico plasmático de fexofenadina foram 87% e 111% superiores, respectivamente, e as meias-vidas de eliminação médias foram 59% e 72%, respectivamente prolongadas do que os observados em voluntários sadios. Os níveis do pico plasmático em indivíduos em diálise (clearance de creatinina < 10 mL/min) foram 82% superiores e a meia-vida foi 31% prolongada do que ao observado em voluntários normais. Os dados farmacocinéticos da pseudoefedrina em indivíduos com insuficiência renal não estão disponíveis. Entretanto, a maior parte da dose oral do Cloridrato de Pseudoefedrina (43-96%) é excretada inalterada na urina. Uma diminuição na função renal é, portanto, provável que diminuia o clearance da pseudoefedrina significativamente, consequentemente prolongando a meia-vida e resultando em acúmulo.

Insuficiência hepática

A farmacocinética do Cloridrato de Fexofenadina em indivíduos com doença hepática não difere substancialmente do observado em voluntários sadios. O efeito sobre a farmacocinética da pseudoefedrina é desconhecido.

Efeito sobre o sexo

Através de muitos estudos, nenhuma diferença clínica significante relacionada ao sexo foi observada para o Cloridrato de Fexofenadina. 

Como devo armazenar o Allegra D 24 horas?

Allegra D 24 horas deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).

Numero de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do medicamento

Comprimidos revestidos redondo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres Legais do Allegra D 24 horas

MS 1.8326.0313

Farm. Resp.:
Mauricio R. Marante
CRF-SP: 28.847

Registrado, importado e embalado por:
Sanofi Medley Farmacêutica Ltda.
Rua Conde Domingos Papaiz, 413 – Suzano – SP
CNPJ - 10.588.595/0010-92

Fabricado por:
Sanofi Winthrop Industrie
30-36, Avenue Gustave Eiffel
37100 Tours – França
® Marca Registrada.

SAC:
0800 703 0014
sac.brasil@sanofi.com

Venda sob prescrição médica.

Carrinho de compras
  • :(Ops!
    Seu carrinho está vazio
Categorias
Minha Conta